quinta-feira, 7 de abril de 2011

Lisos, cacheados ou afros?


Assuma os fios do jeito que eles são!

Consultoria: William Silva e Ana Maria Roxo (cabeleireiros do salão Pedro Paulo Cabeleireiros, no Rio de Janeiro) e Karim Kamizaki (cabeleireira do Soho, em São Paulo)

Assuma os fios!

Chega de tentar transformar seu cabelo naquilo que ele não é! Confira um guia de cuidados para os fios lisos, cacheados e afros.


Foto: NPG/Brainpix
Liso
Lavagem: passe o xampu em toda a extensão dos fios e repita a ação. O condicionador só deve ser usado no comprimento e nas pontas, hein? Enxague superbem para não deixar resíduos do produto.

Cuidados: o melhor jeito de acabar com o frizz é manter o cabelo sempre bem-hidratado. Além das hidratações – que devem ser feitas, de preferência, a cada 20 dias –, use leave-ins não umectantes (que não absorvem a umidade do ar) e reparadores de pontas, que podem ser aplicados nos fios úmidos ou secos (uma gota é o suficiente).

Para pentear: desembarace a cabeleira molhada com um pente de dentes largos para não quebrar os fios. Já com o cabelo seco, lance mão de uma escova quadrada (do tipo raquete) para finalizar. Ah, se for usar o secador, não esqueça de passar protetor térmico antes.





Foto: Matrix/Brainpix
Cacheado
Lavagem:
 Como o cabelo cacheado costuma ser seco (a oleosidade natural da raiz não chega às pontas), escolha xampus e condicionadores específicos para nutrir e conservar a umidade nos cachos. Fazer hidratações mensais também é importante para manter a saúde dos fios.

Cuidados: o truque para ter cachos definidos é amassar o cabelo com as mãos em vez de penteá-lo, usando um ativador de cachos, que deve ser aplicado nos fios ainda úmidos. Para definir ainda mais o movimento, use o difusor para secar. Se você não tiver esse aparelho, seque o cabelo com o secador e amasse-o com as mãos (de baixo para cima).

Para pentear: só desembarace os fios durante o banho, quando ainda estiver com condicionador. Para secar, envolva os fios na toalha e faça movimentos de pressão para retirar o excesso de água. Se for usar o secador, não exagere no tempo de exposição ao calor para não ressecar a cabeleira.





Foto: AllStar/Brainpix

Afro perfect!
Lavagem: use xampus e condicionadores umectantes (que absorvem a umidade do ar) específicos para esse tipo de cabelo e só penteie as madeixas durante o banho. Para secar, o ideal é apenas retirar a umidade com a toalha, sem o uso de secador.

Cuidados: o leave-in deve ser usado diariamente para proteger os fios, controlar o volume e dar movimento e balanço. Faça assim: depois de lavar e condicionar o cabelo, seque-o com toalha e deixe-o úmido. Com as duas mãos, espalhe o leave-in por todo o comprimento.

Para pentear: o cabelo afro costuma perder sua elasticidade naturalmente ou, em alguns casos, pelo uso de químicas. Portanto, faça uma hidratação (pode ser em casa mesmo) com produtos específicos, semanalmente, para reconstruir a fibra capilar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário